sábado, 25 de maio de 2013

PENSAMENTOS SECRETOS

Pensamentos Secretos


"Ralph Messenger é um homem que sabe o que quer. Prestes a atingir os cinquenta anos, tem motivos para se sentir satisfeito: na qualidade de director do prestigiado Centro de Ciências Cognitivas «Holt Belling» da Universidade de Gloucester, é amplamente solicitado como referência incontornável no desenvolvimento da inteligência artificial e no estudo da consciência - «a última fronteira da investigação científica»; e vive em grande estilo, amplamente financiado pela fortuna da mulher, Carrie. Conhecido pela sua faceta de mulherengo, Ralph tem um acordo tácito com Carrie: a «normalidade» é mantida desde que as suas aventuras não invadam o território dela. Quando encontra Helen Reed, uma escritora famosa ainda a viver a dor da morte súbita do marido, Ralph sente-se imediatamente atraído por ela. Fascinada e estimulada por uma personalidade e uma visão do mundo radicalmente opostas às suas, Helen deixa-se seduzir pela ousadia dos avanços de Ralph, mas os seus princípios morais levam-na a resistir. Porém, as reservas existentes são pulverizadas por uma série de acontecimentos e descobertas que confirmam de forma dramática toda a verdade contida numa frase de Ralph: «Nunca podemos saber ao certo o que a outra pessoa pensa»."

Soldados à Força


"Jonathan Browne e Mike Brady estudaram na mesma faculdade, mas a amizade entre eles começa apenas quando são chamados a cumprir o serviço militar - período que virão a recordar como o mais aborrecido, inútil e extenuante das suas vidas. Mas enquanto Jonathan se adapta facilmente às regras instituídas, Mike persiste em lutar contra o sistema, e acabará por pagar caro a sua rebeldia."

O Complexo de Portnoy


"Esta é a famosa confissão de Alexander Portnoy, impelido ao longo da vida por uma sexualidade insaciável, mas ao mesmo tempo refreado pela mão de ferro de uma infância inesquecível. O dom de Philip Roth para a fantasia, os seus diálogos sublimes, a sua arte de evocar lugares e ambientes, fazem de "O Complexo de Portnoy" uma obra simultaneamente hilariante, escabrosa e profundamente comovente. Alexander Portnoy é uma grande personagem cómica. Vais ser para muitos leitores o que a mãe foi para ele: A Personagem Mais Inesquecível Que Alguma Vez Conheci. O mais delirantemente divertido livro sobre sexo até hoje escrito"

Pastoral Americana

"Philip Roth aborda frequentemente a necessidade humana de demolir, desafiar, opor, separar. Neste livro, contudo, foca-se no oposto: a necessidade de viver uma vida calma e normal. Seymour «Sueco» Levov, um lendário atleta universitário, devotado homem de família, trabalhador esforçado e próspero herdeiro, envelhece na triunfante América do pós-guerra, vendo esfumar-se tudo o que ama quando o país começa a efervescer nos turbulentos anos 60. Nem o mais tranquilo e bem-intencionado cidadão consegue escapar à vassourada da história, nem o Sueco pode permanecer para sempre na felicidade da amada e velha quinta em que vive com a sua bela mulher e a filha, que se torna uma revolucionária terrorista apostada em destruir o paraíso de seu pai. A inocência do Sueco Levov é varrida pelos tempos –como tudo o que foi criado pela sua família, através de gerações, deitado por terra na violenta explosão de uma bomba no seu bucólico quintal."





Indignação

Uma história de inexperiência, loucura, resistência intelectual, descoberta sexual, coragem e erro.


"Indignação" é o vigésimo sétimo livro de Philip Roth, conta a história da educação do jovem Marcus Messner nas circunstâncias assustadoras e nas obstruções anómalas que a vida acarreta.
É uma história de inexperiência, loucura, resistência intelectual, descoberta sexual, coragem e erro contada com toda a energia criativa e todo o engenho de que Roth é possuidor.
É simultaneamente uma ruptura inesperada com as narrativas obsidiantes da velhice e suas experiências que são os seus livros mais recentes e um poderoso aditamento às investigações do autor sobre o impacto da história da América na vida do indivíduo vulnerável."


Barranco de Cegos

 
"Barranco de Cegos", livro de 1962, e uma das melhores obras de Alves Redol. A narrativa é uma caracterização da burguesia ribatejana, do pensamento e estilo de vida daquela gente. A divisão existente, mesmo dentro da burguesia entre os liberais e os absolutistas, entre os repúblicanos e os monárquicos, entre os rurais e os urbanos. Mas não só pela caracterização da classe se fica, o relato narra as desventuras de uma família em que diferentes gerações apresentam distâncias cada vez mais latentes. Como obra neo-realista que é, "Barranco de Cegos", expõe ainda as condições de vida e de trabalho da classe operária rural do Ribatejo. Enfim, uma obra importante do neo-realismo português"


O Rio Triste

"A acção principal gira em volta do desaparecimento de Rodrigo dos Santos Abrantes (a 14 de Novembro de 1965) e da reacção da sua família, bem como a vida de André, um escritor lisboeta.

Além disso, mostra também como os jornais da época encaram um caso de desaparecimento, a rivalidade entre escritores, podemos ler cartas que a amante de André lhe enviava e as cartas de um soldado na Guerra Colonial em Angola."


O Meu Mundo Não é Deste Reino


Sem comentários: