sábado, 25 de maio de 2013

GOODBYE COLUMBUS






Goodbye, Columbus e Cinco Contos

Vencedor do National Book Award

"'' Adeus, Columbus'' é narrado a partir do ponto de vista de Neil Klugman, um judeu de vinte e três anos de idade, que vive com sua tia e meu tio em um bairro de classe média baixa em Newark, New Jersey, e trabalha em uma biblioteca pública. Trata-se de seu relacionamento ao longo de um verão com Brenda Patimkin, um estudante universitário judeu de classe média alta, ficar com a família nos subúrbios. Sua relação é caracterizada pelo contraste de suas diferenças sócio-econômicas, apesar do fato de que ambos são judeus. O verão termina com o casamento de Brenda irmão Ron, após o que Brenda retorna ao Radcliffe College, em Massachusetts. Quando os dois se marcar um encontro em um hotel durante os feriados judaicos, ela diz a ele que seus pais descobriram seu diafragma e ambos têm escrito suas cartas expressando sua consternação e seu desdém para Neil como resultado. Como Brenda sente que não pode mais continuar o relacionamento, Neil deixa o hotel, em última análise, atingir um novo sentido de auto-conhecimento, o que é expresso pelo alvorecer do Ano Novo judaico que ele chega de volta em Newark.

'' Adeus, Columbus'' explora temas como a identidade judaica, as divisões de classe dentro da comunidade judaica, crise espiritual sobre o judaísmo, o amor, sexo e relacionamentos, e a luta pela auto-conhecimento de uma jovem. Apesar de seu assunto sério e temas, a novela é caracterizada por humor, como expressa através senso afinado do narrador de ironia em suas observações, tanto o seu próprio e famílias de sua namorada."

      
O Sonho do Celta



"Em O sonho do celta, Mario Vargas Llosa volta à forma do romance histórico para narrar a saga de Roger Casement, um personagem complexo, muitas vezes controverso. Irlandês a serviço do Império Britânico, Casement conheceu a violência da colonização na África e na América do Sul no começo do século XX. Ao denunciar os abusos e os maus-tratos contra colonos, passou a valorizar a liberdade acima de tudo. E, em nome da liberdade, voltou-se contra seu próprio governo. Em 1916, encarcerado em um presídio de segurança máxima em Londres, Roger é acusado pelo governo inglês de alta traição e aguarda sua sentença. Apenas cinco anos antes, havia sido nomeado Cavalheiro. Agora, abandonado por quase todos os amigos, difamado pela opinião pública, corre o risco de ser executado. Vargas Llosa recria a jornada de Casement - das atrocidades no Congo Belga, passando pela exploração da borracha na Amazônia, até a luta pela independência da Irlanda - num livro que fala essencialmente sobre coragem e superação. Para o autor, este é também um livro que fala sobre como "certas circunstâncias desumanizam os homens até transformá-los em monstros": "No Peru ocorreu o mesmo que aconteceu no Congo, com o sistema de extração de borracha. Cometiam-se as maiores atrocidades sob a mais absoluta impunidade. É como uma espécie de imersão no mal. Casement viu tudo isso de perto, mas conseguiu manter distância e se proteger da loucura escrevendo e documentando o que via", analisa o escritor em entrevista ao jornal El País. Segundo Vargas Llosa, o nacionalismo fervoroso de Casement, característica incomum em seus heróis literários, reflete o aspecto mais idealista do termo: "Sempre tive horror dessa forma de fanatismo. O nacionalismo me parece a pior construção do homem. E o caso mais extremo de nacionalismo é o cultural, ainda que em certas circunstâncias ele possa representar valores libertários." Vargas Llosa reconhece que em certas "civilizações esmagadas", que aspiram a libertar-se de seus colonizadores, o nacionalismo tem um valor positivo. "Mas ele é perigoso quando se converte em uma ideologia. Aí, pode significar violência, prejuízos, distorção de valores. Casement incorporou o lado mais idealista, que é o que luta contra o opressor."
 
 
 
Jesusalém





"Jesusalém é seguramente a mais madura e mais conseguida obra de um escritor em plena posse das suas capacidades criativas. Aliando uma narrativa a um tempo complexa e aliciante ao seu estilo poético tão pessoal, Mia Couto confirma o lugar cimeiro de que goza nas literaturas de língua portuguesa. A vida é demasiado preciosa para ser esbanjada num mundo desencantado, diz um dos protagonistas deste romance. A prosa mágica do escritor moçambicano ajuda, certamente, a reencantar este nosso mundo."



Sputnik Meu Amor



"O livro conta a história de um triângulo amoroso uma aspirante a escritora de vanguarda, Sumire, apaixona-se platonicamente por uma mulher misteriosa e muito rica, Miu, que tem um negócio de importação de vinho e que estudou piano clássico em França. O narrador é um professor primário que, por sua vez, ama silenciosamente Sumire.No fundo, as três personagens funcionam como satélites em órbitas diferentes, que podem por vezes encontrar-se num ponto. O que nos leva ao título bizarro Sputnik surge de um mal-entendido inicial entre as duas mulheres; uma delas fala em Jack Kerouac; a outra confunde beatnick com sputnik; ambas se riem".


Sem comentários: